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O Velho Chefe e o Novo Líder
31/12/2021 às 00:36 Bruno Couty
Me lembro como se fosse ontem quando, a nos atrás, na aula de Modelos de Gestão, na faculdade, a Prof Marisa Fernandes Almeida, propôs diversos assuntos interessantes relacionados ao tema de empreendedorismo. Entre eles, o que agora é o tema principal deste artigo: O Velho Chefe x Novo Líder.
Bem, o caso, é que as necessidades do mercado atual, já não são mais as mesmas de alguns anos atrás. Você já deve ter ouvido falar o quão grande é o défict de profissionais qualificados para atuarem no mercado atual. Tão grande é, que profissionais mais velhos estão voltando à ativa para ostentar suas antigas funções, visto que não há pessoas com as competências necessárias para tal...
Na ocasião da aula, foram propostos alguns itens, dos quais gostaria de compartilhar com vocês.
Conhecimento Técnico x Autoconhecimento
O que é isso? A algum tempo atrás, os melhores profissionais eram aqueles que detinham o maior e mais completo conhecimento e domínio de suas respectivas funções. Eram os mais respeitados e bem posicionados dentro da empresa. Entretanto, o cenário atual não exige tal conhecimento. Atualmente o novo líder precisa ser dotado de autoconhecimento! Precisa ser pró-ativo e independente do que conhece! Precisa buscar conhecimento e tê-lo como parte de seu cotidiano...
Capacidade de Cobrança x Capacidade de Motivação
É muito comum, e esperado, que profissionais sejam analisados por seus resultados. Comum, esperado e, diria eu, absolutamente válido. Todavia, imagine que você almeja um cargo onde deve liderar ou coordenar uma equipe. O mercado já não procura pessoas capazes de fazer a equipe chegar ao objetivo através de pressão emocional, críticas, cobranças, metas insanas, desafiadoras e intangíveis, não! O bom profissional estimula sua equipe! Sim, vai ter pressão! Sim, vai ser difícil, mas vamos lá, pessoal! O mercado quer alguém que "acompanhe" sua equipe, não que a mande ir! Não é mais sobre a capacidade de obter resultados através de cobrança. É sobre provocar resultados através de motivação!
Acúmulo de Conhecimento x Desenvolvimento em Equipe
E o que dizer sobre os "super-profissionais"? Aqueles, que fazem seu trabalho de maneira esplêndida e conhecem como ninguém seu campo de atuação. Pois é exatamente ai que está o problema. Eles, e somente eles, conhecem. Me diga, como espera ganhar uma promoção se você não dividiu seus conhecimentos com ninguém? Se você no ensinou ninguém a fazer suas tarefas e a te substituir. Bons profissionais são aqueles capazes de ensinar os outros a executar seus trabalhos tão bem quanto eles mesmos o fazem! Não guarde ou retenha conhecimento, mas sim, compartilhe e desenvolva seus conhecimentos com sua equipe!
Comunicação Unilateral x Diálogo
Entenda que as ordens não devem partir unicamente de uma direção. As pessoas não devem ter medo de você! Elas devem buscá-lo porque sabem que encontrarão uma figura de liderança e apoio que as escuta. Que terão a chance de ouvir mas também de falar. De conversar sobre decisões, propósitos, arquitetura de projetos, execução de tarefas... Sabem que podem discutir e ainda "opinar", "participar", "serem parte do negócio e da decisão".
Capacidade de impor pela fala x Capacidade de Ouvir
Dê a chance de a sua equipe falar! Nenhuma empresa precisa de um profissional imponente que inspire "intimidação" em sua equipe por falar de maneira assustadora ou "mandona". Não! As empresas não buscam apenas chefes, líderes, que saibam falar, mas, sobretudo, que saibam ouvir! Como você pode analisar qual a melhor ideia ou o melhor plano, se o único plano a ser discutido ou apresentado o seu???
Engajamento na Empresa x Engajamento na Sociedade
Você se esforça na empresa? Apoia e contribui para a reciclagem, participa de projetos e ações da empresa, compartilha informações, conhecimento, ajuda a todos os que precisam na empresa, ótimo! Mas não só isso que uma grande empresa ou mesmo o mercado buscam. Grandes empresas buscam grande profissionais! Sinto lhe informar, mas as empresas esperam que você seja exatamente o que você é! A graça, ou a "sacada", é ser mais que isso. Mais que engajamento na empresa, tenha Engajamento na Sociedade! A empresa espera que você seja ativo pela empresa mas admira aquele que é ativo na sociedade ou em comunidades relacionadas a seus estudos e talentos. Fazer aquilo que se espera, com alta qualidade e excelência no desenvolvimento, execução e entrega da tarefa, não é nada mais do que sua obrigação. Ao fazer menos que isso, estamos negligenciando nossa responsabilidade. Ao fazer mais do que isso, sim, neste momento passamos a nos destacar.
Distribuição de Ordens x Delegação de Tarefas
Aparentemente, o que todos querem fazer... O problema é que está errado! Não é sobre "dar ordens"! Um bom líder não dá ordens. Um bom líder Delega Tarefas! Um bom líder acredita em sua equipe. Ele não pede que seu funcionário vá à feira e compre 1Kg de maçã, pois hoje é a fruta mais barata. Um bom líder pede a seu funcionário que vá à feira e analise qual a melhor fruta, a melhor opção de compra, o melhor produto. Um bom profissional treina sua equipe para a tomada de decisões, não vive tomando decisões por eles. Lembre-se: sem acúmulo de conhecimento para si. Um bom líder proporciona autonomia a sua equipe. Muitas vezes limitada, mas, sempre segura! Um dia, você será promovido e as decisões que você toma hoje sua equipe irá tomar amanhã. Treine-a a reconhecer e interpretar parâmetros relevantes para estas tomadas de decisão!
Pregar de Princípios x Aplicar de Princípios
Mais do que falar o que sua equipe deve fazer, como devem ser ou como devem agir, saiba "mostrar" a eles! Sabemos que falar é fácil, mas nada fala tão alto quanto um bom exemplo... É muito bom dizer que ama sua esposa, mas é melhor ainda quando ela se sente amada sem que você diga nada. Claro que você não deve, jamais, deixar de dizer que a ama, mas jamais deve deixar de mostrar isso a ela. Pensemos juntos: o que adianta ser tão enfático em relação aos benefícios e conscientização da reciclagem se você não pratica isso para que outros vejam e, como você, o façam? Que poder ou valia terão seus ensinamentos se nem você os pratica? Que credibilidade tem seus conhecimentos, obtidos através de suas experiências, se nem você acredita neles? A maior força é a força do exemplo. Pessoas não ouvem concelhos. Pessoas "ouvem" exemplos.
Falta de Mobilidade Entre áreas x Liderança em Qualquer área
É bom saber que você é um excelente coordenador do Departamento de T. I., mas como seria se houvesse uma emergência com o pessoal do R. H.? Você teria condições de assumir e dominar a situação? De chamar a responsabilidade da equipe para si? Um bom profissional deve estar preparado para trabalhar, para liderar, em qualquer área ou departamento da empresa. Você precisa conhecer sua empresa, e mais, precisa conhecer o mercado de atuação da sua empresa. Entenda:* o saber no ocupa lugar*! Busque e compartilhe conhecimento! Esteja sempre preparado. Sempre!
Aqui na Private Code, praticamos algo que, de boa maneira, resume muito bem os aspectos que abordamos. Para nós, a melhor ideia é sempre a melhor ideia, independente de sua origem. Sem orgulho, preciosismo e, até mesmo, sem monopólio.
Agora, aplique, sem demora, todos os princípios anteriores. Deixe de ser obedecido e passe a ser seguido! Um líder, não um "chefe"! Chega de figurar na estatística daqueles que não possuem competência para atuar em altas posições.
No importa sua idade, tão pouco sua área de atuação, já é hora de deixar de ser o velho chefe e se tornar um NOVO LDER!
E as dicas passadas podem devem ser aplicadas imediatamente, independente de sua posição. Enganam-se os que acreditam que só se pode liderar do topo. Ledo engano... Mas isso já é assunto para um próximo post.
Por fim, sugiro a leitura do livro "O Líder 360º", de John C. Maxwell. A meu ver, obra indispensável para o tema.
Sucesso e que Deus abençoe sua vida e carreira, em nome de Jesus.